(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cult... Ver mais
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, gênero e idade nas regiões brasileiras.
Quais são as características da população brasileira?
– pessoal, eu sempre tive uma queda por geografia humana, vocês sabem. e quando o assunto é população brasileira, eu costumo tagarelar. por exemplo, vocês sabiam que, de acordo com o censo de 2010, do total de pessoas que vivem no brasil, cerca de 51% são mulheres e 49% são homens. as estimativas apontam que existam no país seis milhões de mulheres a mais que os homens.
–eita, professor. então somos a maioria. mas me diz aí, em média, quem vive mais?
–as mulheres, luana. o número de mulheres acima dos 70 anos é bem maior que o de homens. vou mostrar a pirâmide etária do brasil.
– vários fatores contribuem para vocês serem a maioria, luana. a mulher acaba vivendo mais que o homem, uma vez que, culturalmente, este costuma fazer trabalhos mais pesados. também os vícios prejudiciais à saúde, como o da bebida alcóolica e do fumo, são mais difundidos no meio masculino, bem como a violência.
– o senhor parece mesmo o site do ibge, profe! vou testar também: em relação à etnia, como a população brasileira se distribui?
– alice, na verdade, o ibge utiliza os termos cor e raça. vamos dar uma olhada nesse gráfico ó:
nesse censo, 43,1% da população brasileira declararam pardos e o maior percentual desse contingente estava na região norte (66,9%). ainda segundo o censo, 7,6% dos entrevistados se declararam negros. o maior percentual estava no nordeste (com 9,5%), seguido pelo sudeste (com 7,9%). a região sul mostrou o menor percentual: apenas 4,1% se declarou negra. no brasil, 47,7% das pessoas se declararam brancas. para completar, amarelos e indígenas somaram menos de 2%.
– professor, esses dados de cor e raça são do censo 2010. foi feito algum censo antes? e os dados tiveram alguma diferença?
–sim, alice. em 2000, o ibge havia feito outro censo. nos dados de 2010 em relação aos de 2000, houve um aumento da população negra e parda, além de uma diminuição das pessoas que se declaram como brancas. foi a primeira vez que o número de pessoas que se declararam brancas foi menor do que a soma das outras raças.
– quero ver se o senhor tá afiado mesmo, professor. como a população do brasil se distribui por região? ou melhor: qual é a região mais povoada do brasil?
– vamos por partes, luana. se você quer saber em números, o termo é populoso que se refere à população absoluta de um lugar. ou seja, a quantidade de habitantes de uma localidade. no brasil, a região mais populosa é a sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região nordeste, com 27%; em terceiro fica a região sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%; e, por último, o centro-oeste, com 7%. olhem o gráfico:
– agora, se a gente usar o termo povoada, teremos que tratar de densidade demográfica. densidade demográfica é a relação entre a população absoluta e a área ocupada. por exemplo, se considerarmos essa sala como tendo 8 metros quadrados e o número de alunos, 24, teremos 3 alunos por metro quadrado.
no brasil, a densidade demográfica por região é a seguinte:
– a região sudeste é a mais populosa e também a mais povoada. lá a densidade demográfica é de 68 habitantes por quilômetro quadrado. agora reparem no seguinte: apesar de ser a terceira região mais populosa, o sul é a segunda mais povoada, com a média de 38 habitantes por quilômetro quadrado. o nordeste é bastante populoso e povoado: lá temos 27 habitantes por quilômetro quadrado. já o centro-oeste e o norte têm uma densidade demográfica baixinha. imagina, no norte temos 3 habitantes por quilômetro quadrado!
– nossa, profe. então quer dizer que tem pouquíssima gente morando num lugar bem espaçoso?
– mais ou menos isso, alice. dêem uma olhada nesse mapa da densidade demográfica do brasil.
– eita! tem muita gente no litoral e pouca gente no interior. mas tem uma dúvida aqui, professor. se o brasil começou pelo nordeste, por que a região sudeste é a mais populosa?
–ah, luana! a crise econômica do nordeste, que era baseada no cultivo da cana-de-açúcar, e a descoberta de ouro na região sudeste contribuíram para mudar o centro da economia do brasil. assim, muita gente migrou para o sudeste. antes de bater o sinal, vou só lembrar vocês que, pelos dados do ibge, a população brasileira é, em sua maioria, urbana. pouco mais de 84% dos brasileiros vivem nas cidades, e menos de 16% dos brasileiros vivem no campo. Ver menos